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sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ITAPAJÉ: ENSINOS REMOTO E ON-LINE ALCANÇAM 95% DOS ESTUDANTES NO 1º SEMESTRE


As aulas da rede pública municipal de Itapajé tiveram paralisação no dia 18 de março em função da pandemia de COVID-19. Desde então, em alinhamento com os decretos do governo do estado, a prefeitura de Itapajé vem prorrogando essa suspensão através de sucessivos decretos municipais. Apesar disso, o município adotou as modalidades de aulas on-line e remotas. Os estudantes da rede municipal começaram a ter atividades virtuais ou ainda passaram a receber em suas casas os materiais impressos necessários à continuidade dos estudos em domicílio. Muito embora especialistas avaliem que essas modalidades de ensino trazem perdas, essas foram as alternativas do poder público para que os estudantes tenham o mínimo de déficit no aprendizado em tempos de emergência em saúde pública. Mesmo não frequentando as escolas os estudantes são acompanhados através de análise de desempenho e relatórios de devolutivas das tarefas realizadas em casa. De acordo com a coordenadora pedagógica da secretaria municipal da educação, professora Vanessa Melo, o alcance desse novo modelo de ensino foi de 95% dos estudantes da rede pública nos meses de abril, maio e junho. No mês de julho os alunos cumpriram o calendário de férias e em agosto, o primeiro mês do segundo semestre, esse alcance caiu para 92%. Segundo a educadora, essa redução de percentual é natural no pós-recesso escolar, mas há ainda outro fator, ligado à retomada das atividades econômicas. Nos primeiros meses de pandemia, e consequente restrição da maior parte das atividades econômicas, muitos pais foram forçados a ficar em casa, o que assegurou em grande parte dos casos, que eles dispensassem maior atenção às atividades escolares dos filhos. Com a reabertura da economia, pais e responsáveis voltaram ao trabalho, sendo forçados a reduzir o tempo dedicado à monitoria das atividades escolares dos filhos. Para aumentar ainda mais o alcance das atividades escolares, os núcleos gestores das escolas estão realizando uma busca ativa, que consiste em reunir representantes de outras áreas, como assistência social, agentes comunitários de saúde e até conselho tutelar, para identificação as crianças e adolescentes que estão excluídos – e por que – do processo educacional.
Redação Atitude FM
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