As aulas da rede pública municipal de Itapajé tiveram
paralisação no dia 18 de março em função da pandemia de COVID-19. Desde então,
em alinhamento com os decretos do governo do estado, a prefeitura de Itapajé
vem prorrogando essa suspensão através de sucessivos decretos municipais.
Apesar disso, o município adotou as modalidades de aulas on-line e remotas. Os
estudantes da rede municipal começaram a ter atividades virtuais ou ainda
passaram a receber em suas casas os materiais impressos necessários à continuidade
dos estudos em domicílio. Muito embora especialistas avaliem que essas
modalidades de ensino trazem perdas, essas foram as alternativas do poder
público para que os estudantes tenham o mínimo de déficit no aprendizado em
tempos de emergência em saúde pública. Mesmo não frequentando as escolas os
estudantes são acompanhados através de análise de desempenho e relatórios de
devolutivas das tarefas realizadas em casa. De acordo com a coordenadora
pedagógica da secretaria municipal da educação, professora Vanessa Melo, o
alcance desse novo modelo de ensino foi de 95% dos estudantes da rede pública
nos meses de abril, maio e junho. No mês de julho os alunos cumpriram o
calendário de férias e em agosto, o primeiro mês do segundo semestre, esse
alcance caiu para 92%. Segundo a educadora, essa redução de percentual é
natural no pós-recesso escolar, mas há ainda outro fator, ligado à retomada das
atividades econômicas. Nos primeiros meses de pandemia, e consequente restrição
da maior parte das atividades econômicas, muitos pais foram forçados a ficar em
casa, o que assegurou em grande parte dos casos, que eles dispensassem maior
atenção às atividades escolares dos filhos. Com a reabertura da economia, pais
e responsáveis voltaram ao trabalho, sendo forçados a reduzir o tempo dedicado
à monitoria das atividades escolares dos filhos. Para aumentar ainda mais o
alcance das atividades escolares, os núcleos gestores das escolas estão
realizando uma busca ativa, que consiste em reunir representantes de outras
áreas, como assistência social, agentes comunitários de saúde e até conselho tutelar,
para identificação as crianças e adolescentes que estão excluídos – e por que –
do processo educacional.
Redação Atitude FM
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