Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

PREFEITURA DE ITAPAJÉ DEVE MAIS DE 4 MILHÕES DE REAIS A CAPESI

As dívidas da prefeitura de Itapajé com a Caixa de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais de Itapajé (CAPESI), somam R$ 4.364.788,28 (quatro milhões, trezentos e sessenta e quatro mil, setecentos e oitenta e oito reais e vinte e oito centavos), de acordo com relatório de débitos de guias de recolhimento levantado pela diretoria executiva da previdência municipal. 

Os débitos se referem exclusivamente à contribuição patronal, não incidindo dívida dos percentuais recolhidos dos servidores. Em 05 de fevereiro deste ano o poder executivo enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei n° 30/2019, em que solicitava autorização para parcelar as dívidas previdenciárias patronais, no entanto, por oito votos contra sete, o plenário da Casa rejeitou a proposta em análise de redação final, modificando o resultado da primeira votação. 

À época a prefeitura de Itapajé pretendia parcelar em até sessenta meses um montante de aproximadamente R$ 2,2 milhões. Com a rejeição do PL n° 30/2019, o município só poderá recuperar sua certidão de regularidade previdenciária junto ao Governo Federal caso efetue o pagamento do débito em parcela única. Foi a primeira vez na história política de Itapajé que um pedido de parcelamento de dívidas previdenciárias foi rejeitado pela Câmara de Vereadores. 

Em sucessivas legislaturas anteriores vereadores de situação e parte da oposição entendiam que não autorizar o parcelamento seria privar o município de recursos importantes diante de tantas demandas. Caso tivesse sido aprovado esse seria o segundo parcelamento de dívidas geradas pela atual gestão. De lá para cá a dívida aumentou e o município não pode propor através de Projeto de Lei um novo parcelamento ainda neste ano. Pelo princípio da irrepetibilidade, ao parlamento é vedada a apreciação de matéria reeditada (com mesmo teor de outra já deliberada), no mesmo ano legislativo. 

A partir de 2021, um novo pedido de parcelamento poderá ser discutido pelos vereadores e a julgar pelo valor a pagar, o município não terá condições de efetuar o repasse integralmente em parcela única. Seria necessário a destinação integral de dois meses de cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para quitar a dívida. Isso implicaria em paralisação de serviços públicos e não pagamento de salários dos servidores municipais. 

O que nos leva à dedução de que qualquer que seja o prefeito de Itapajé em 2021, um novo pedido de parcelamento será proposto. Há três meses do fim do ano o município terá dificuldades até mesmo de amortizar o débito, uma vez que a Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), alerta para uma inevitável queda de receitas. Há ainda a obrigação de pagamento do 13º salário do funcionalismo. 

Em repetidas ocasiões o prefeito Dimas Cruz justificou o acúmulo da dívida afirmando que as receitas do município, fruto de repasses federais, não têm crescido na mesma proporção das despesas. O pagamento mês a mês de parcelamentos anteriores está em dia.

Fonte: Redação Atitude FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário