Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2022

SOLO ENCHARCADO CAUSA DESMORONAMENTOS DE ROCHAS EM ITAPAJÉ E REGIÃO

Em entrevista ao departamento de jornalismo da Rádio Atitude FM o geografo e professor da UFC Rudyson Maia falou um pouco do processo natural que durante o inverno ocasiona o desmoronamento de rochas. Em virtude da declividade natural das serras de Itapajé o fenômeno vem acontecendo com frequência neste ano de 2022, ocasionando o bloqueio de estradas em nossa região. 

De acordo com o geógrafo, muitas destas rochas estão sobre uma pequena camada de solo encoberto pela manta verde da vegetação, e, por ocasião das chuvas os poros do solo são preenchidos pela água, a lama escoa causando a erosão gerando instabilidade da pedra, desprendendo o bloco rochoso de toneladas da capa de solo. 

A depender do declive nas escarpas laterais da serra (ESCARPA: caracterizada pela formação de um penhasco ou uma encosta íngreme) esse bloco pode apenas se mover de um ponto a outro, ou até rolar na encosta. O geografo relata que "Esse é um processo comum", "no entanto, quando acontece em estradas ou próximo a residências vai causar transtornos, prejuízos ou acidentes fatais. 

Nesse ano o fenômeno já  foi registrado em pelo menos três locais distintos em que estradas foram bloqueadas.

1º no São Tomé, bloqueando o acesso com Guaribuçu

2º na CE 243, entre Santa Luzia e Uruburetama

3º na estrada do Bom Jesus, localidade adjacente ao Camará. 

NAS FARMÁCIAS GASTE MENOS DE ITAPAJÉ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário