Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

IRAUÇUBA: PREFEITURA DEVE RETIRAR NOMES DE PESSOAS VIVAS DE BENS PÚBLICOS



O Ministério Público do Estado do Ceará expediu recomendação ao Prefeito Municipal de Irauçuba, José Mota, para que promova a imediata anulação dos decretos municipais que atribuem nomes de pessoas vivas a bens públicos, bem como encaminhe Projetos de Lei à Câmara Municipal de Vereadores visando a alteração da denominação de bens públicos estabelecidas através de leis municipais que também atribuem nomes de pessoas vivas. Na época da determinação, em março de 2013, o Ministério Público estabeleceu um prazo de trinta dias para que as recomendações fossem acatadas.
Como justificativa o MP cita que a Constituição Federal proíbe a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos através da utilização de nomes em obras, serviços e programas de órgãos públicos. Diz ainda que é vedado ao Estado e Município atribuir nome de pessoa viva a avenida, praça, rua, logradouro, ponte, reservatório de água, viaduto, praça de esporte, biblioteca, hospital, edifício público, auditórios, salas de aula, etc. O documento é datado de 05 de março de 2013.
Muito embora a recomendação do MP tenha sido expedida há quase um ano, ainda tramita na Câmara Municipal um Projeto de Lei para mudança dos nomes dos prédios e bens públicos. De autoria do poder executivo o PL deve modificar o nome do Centro Educacional professor Antônio Barbosa Braga, que leva o nome de um professor e ex-secretário de educação. Também deve ser modificado o nome do Centro Cultural Leonete Vasconcelos Mota, homenagem à poetisa Tia Cimá.
O terceiro equipamento público a mudar de nome deve ser um palco localizado na Praça São Luís, que leva o nome do cantor Luizinho de Irauçuba (foto).

* Com informações de News Irauçuba/ Atitude FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário