Páginas

sábado, 8 de fevereiro de 2014

ITAPAJÉ: AINDA EXISTEM JOVENS DE BEM PREOCUPADOS COM O FUTURO DE NOSSA CIDADE, GRUPO DE JOVENS PEDEM COMPROMISSO DOS VEREADORES COM A JUVENTUDE

Na primeira sessão do ano legislativo de 2014 um grupo de jovens foi até a câmara municipal onde lhes foi permitido  utilizar a tribuna para lerem uma carta clamando por políticas públicas e apoio dos vereadores em ações voltadas para a juventude. Recebemos do jovem Mikael Gomes o conteúdo da carta que foi lida para os vereadores e as pessoas que nas galerias assistia à sessão confira.

Transcrevo estas palavras para expressar uma indignação que assola minha vida enquanto jovem cidadão itapajeense: Nasci e ainda moro em Itapajé, reafirmo, ‘ainda’, pois muitos jovens se veem na obrigação de sair desta cidade à procura de melhores condições. Vejo rapazes e moças que ao concluírem o ensino médio vislumbram morar o quanto antes noutra cidade, bem longe daqui. Quando indagado sobre o que pensam à respeito de Itapajé, logo entristecem e piada acompanhado de risos irônicos permeiam toda a conversa, “ Itapajé não tem nada a oferecer para os jovens”, “ A política parece que não funciona”, “ O povo não tem cultura” e “ Itapajé é sem futuro” são frases que transitam em minhas reflexões. E o que esperar diante disso?
Revoltamo-nos quando somos assaltados por algum ‘meliante’ e simplesmente não fazemos nada com os ‘roubos’ que são feitos diariamente nos cofres público à cada ação política desenvolvida por nossos representantes. A iniciativa privada na cidade explora de todas as maneiras seus trabalhadores e mantêm seu império sob o jugo de duras imposições.
A juventude no dia de hoje, veio mostrar ao legislativo, ‘a casa do povo’ que uma parcela significativa desse povo, os jovens, quer MUDANÇA! Essa mudança perpassa em todo o arcabouço de se fazer política na cidade. Queremos vereadores (as) que apresentem PROPOSTAS e AÇÕES que viabilizem as mudanças necessárias na cidade, como combate a corrupção, fiscalização e efetivação dos projetos já aprovados neste espaço e transparência em tempo real de todos os atos públicos que são traçados.
Utilizo esse espaço democrático de direito para expressar alguns outros apontamentos. Faço parte de uma rede de jovens conectados na reconstrução desta cidade, juntamente com outros jovens sinalizamos a AJI –Associação Jovem de Itapajé como espaço legítimo onde o jovem pode e deve buscar seu espaço na sociedade. Itapajé é sem futuro quando ainda insistir em MASSACRAR sua juventude. Conheço e talvez cada um de vocês devam também indicar que, existe na cidade jovens talentosos, cheios de ideias e de capacidade para melhorar a situação da cidade, no entanto, infelizmente, estão ‘perdidos’ por falta de incentivos e oportunidades de mostrarem quem são e o quanto podem realizar no município. Fico profundamente revoltado,perante este quadro desolador em que os jovens itapajeenses estão situados. Não temos espaços de entretenimento, poucas são as opções de lazer, a cultura é fragilizada, e o incentivo ás artes e ao esporte são MÍNIMOS. Sei que isto é um problema histórico que perpassa gerações, entretanto, se não houver prioridades para os jovens nas ações políticas, a atuação das figuras publicas não passarão de apenas um teatro, onde a peça continua e os resultados cada vez mais alarmantes.
Para finalizar, reafirmamos nosso compromisso, entre jovens e poder legislativo, em propor aos nossos vereadores eleitos por meio do voto popular, um pacto para com a juventude itapajeense. Criando mecanismos que garantem a participação dos jovens nos espaços públicos. Valorizando os jovens de Itapajé em suas diversas necessidades, pois reconhecer a juventude não se faz apenas com a criação de campeonatos e eventos vez perdida. Valorizar a juventude não é somente distribuir troféus e medalhas e declarar o esporte no combate a marginalidade. Mas sim, incentivar a autonomia das escolinhas de bases existentes para que o mesmo trabalhe da melhor maneira possível, com os meios necessários para execução de suas atividades esportivas, ou seja, a valorização da juventude se faz no reconhecimento de que os jovens são capazes de fazer um trabalho ainda melhor, dando apoio, incentivos e meios que eles desenvolvam suas habilidades e fortaleça suas atividades.

Portanto, senhores vereadores, Idervaldo Rodrigues Rocha; João Araújo Cavalcante; Ernando Mesquita Cavalcante; Raimundo Dimas Araújo Cruz; José Bastos Lira; Raimundo Vieira de Lima; Raimundo Josifran Alves Sales; Bruno Francisco de Araújo Cruz; Stela Maria Gomes Sousa; Raimundo Nonato Etelvino Silva; Francisco das Chagas Cruz; Francisco Haroldo Fonseca Mota e Ricardo Ferreira Góis; RESPEITEM os jovens de Itapajé, respeitem as futuras gerações, pois estamos desejosos por mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário