Páginas

domingo, 9 de fevereiro de 2014

ITAPAJÉ É DESTAQUE NO CADERNO REGIONAL DO DIÁRIO DO NORDESTE DESTE DOMINGO DIA 09

ITAPAJÉ EXPERIMENTA INÍCIO DE UM NOVO CICLO ECONÔMICO

Itapajé. Com a chegada do campus avançado da Universidade Federal do Ceará e o crescente aumento de empregos na cidade, a gestão municipal comemora o possível início de um novo ciclo econômico na cidade. Só em janeiro deste ano foram entregues dois galpões que irão gerar cerca de 500 empregos diretos. Neles serão instaladas as fábricas Ecoex, que deve gerar 150 empregos diretos. A empresa produz insumos para a construção civil e utiliza sobras não aproveitadas das linhas de produção das indústrias calçadistas.
Já no outro galpão será uma expansão da empresa Paquetá, que já opera em Sobral e deve gerar inicialmente 200 empregos, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Manuel Aurimar Rodrigues. Para ele, o maior desafio é a geração de empregos e melhoria da qualidade de vida.
O titular da pasta explica que hoje a economia itapajeense gira em torno da fábrica de Calçados Paquetá e do artesanato por meio do bordado, sendo que este era mais forte até dois anos atrás, quando a indústria chegou na cidade. "Muitas das costureiras e bordadeiras foram absorvidas como funcionárias da fábrica, que não teve dificuldade em achar mão de obra qualificada no Município", destaca. O empreendimento atraiu também a Ecoex. "As sobras da Paquetá são muito grandes e agora será quase 100% reutilizada pela Ecoex nessa proposta ecológica deles", explica.
Além dos 200 empregos iniciais no galpão, há a expectativa de que a Paquetá crie ainda mais duzentos novos postos de trabalho. Outro grande momento para o desenvolvimento de Itapajé será, para o Secretário, a chegada da Universidade Federal do Ceará (UFC) com nove cursos de licenciatura, sendo um deles em artes cênicas.
"Estimamos uma média de quatro mil vagas quando a Universidade estiver funcionando com toda a sua capacidade, o que irá movimentar o setor imobiliário, alimentação e papelaria, principalmente". Segundo ele, a expectativa é de os investimentos na construção de quitinetes e apartamentos dobre até a chegada da UFC, que irá atender todos os 15 municípios que fazem parte da 2º Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 2).
Articulação
A movimentação para levar a Universidade Federal do Ceará para Itapajé vem acontecendo desde 2011 quando faleceu o empresário José Maria Mello, mentor do Jardim de Anita. O Jardim é um empreendimento avaliado em mais de R$10 milhões que foi doado pela família de José Maria para a instalação da Universidade. Os recursos para implantação do polo universitário foram garantidos pelo deputado federal Danilo Forte, relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias da União de 2014.
Danilo Forte conseguiu incluir no orçamento federal para o próximo ano dotação no valor de R$ 46 milhões para instalação de uma extensão do campus da UFC de Sobral, em Itapajé. Atualmente, os alunos que terminavam o terceiro ano do Ensino Médio nas 15 cidades tinham três opções: tentar uma vaga na Universidade Estadual do Ceará, localizada em Itapipoca, a 60km do município, e que só oferecia três turmas por semestre; pagar por uma instituição privada, situada em sua cidade ou se locomover ou mudar para Sobral ou então para Fortaleza.
Só do município de Itapajé saem diariamente três ônibus para levar alunos a Sobral de acordo com a Secretária de Educação e professora Célia Bernardo. "Isso quando não se mudam e os pais enviam somas consideráveis para oferecer aos filhos uma opção de Ensino Superior de qualidade", explica.
A professora afirma que a chegada da Universidade Federal do Ceará será um ponto importante na história do município, e em 15 anos, ela acredita que a população local deverá ter a verdadeira noção da importância da instituição de ensino.
"Nossa mão de obra estará ainda mais qualificada, atrairemos novos empreendimentos, nosso estudantes não irão precisar se locomover em grandes distancias diariamente para estudar nos grandes centros", enumera Célia Bernardo.
Só no ensino básico do município de Itapajé, são mais de 10 mil alunos. No Ensino Médio, são quatro escolas do Estado e a Escola Profissionalizante da cidade no último Enem aprovou 28 alunos para Universidade Federal do Ceará.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário