Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

ITAPAJÉ: SISPUMI DÁ INÍCIO A REUNIÕES DA CAMPANHA SALARIAL 2019


 Não é de hoje que os servidores municipais de Itapajé sofrem com o achatamento salarial promovido por anos de congelamento ou ainda reajustes que não cobrem as perdas com a inflação. Segundo levantamento do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapajé (SISPUMI), alguns servidores que adentraram ao serviço público através de concurso realizado em meados dos anos 2000 recebiam o equivalente a mais de três salários mínimos, no entanto, uma década e meia depois estes mesmos funcionários recebem o equivalente a um pouco mais de um salário mínimo. Aqueles que não ocupam cargos de diretoria ou coordenação, ou ainda não podem contar com horas extras, são os mais sacrificados.

Para tentar minimizar as perdas o SISPUMI lança anualmente a campanha salarial, no entanto, apenas algumas categorias privilegiadas contam com um dispositivo legal de reajuste salarial que compensa as perdas inflacionárias. Tais grupos contam com um piso salarial reajustado anualmente. Mas a realidade da maioria dos funcionários públicos é bem diferente. Quem ganha acima de um salário mínimo depende da boa vontade do gestor para ter seus proventos elevados. Aqueles que ganham somente um salário têm reajuste anual igual ao do salário mínimo nacional. Servidores e sindicalistas reclamam de desvalorização e dizem que há um número excessivo de contratados em caráter temporário.
Por outro lado a administração municipal reluta em conceder reajustes citando como justificativa a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece percentual máximo das receitas municipais – 54% – para gastos com folha de pagamento. Os administradores públicos lamentam ainda a queda de receitas dos últimos anos, que de acordo com eles, tem castigado as administrações.
Neste ano o SISPUMI já iniciou as reuniões com as mais diversas categorias de servidores públicos para tratar sobre a campanha salarial 2019. Além do reajuste deste ano, lutam para estabelecer os Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de cada grupo de servidores, de modo a estabelecer em lei reajuste percentual mínimo anual e data para entrada em vigor dos aumentos de salários.
Atitude FM / Mardem Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário