Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

ATENÇÃO MULHERES SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

O que é o câncer de mama?
O crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar, formando tumores malignos nas mamas. É o tipo de tumor mais comum em mulheres e o que mais mata as brasileiras, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). 

Sintomas
Alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. 

Prevenção
Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos. O excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença

Evitar a ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor.

Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. Porém, ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama.

Autoexame das Mamas
Evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para a detecção precoce e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.

Fatores de risco
Mulheres com história familiar de câncer de mama apresentam maior risco de desenvolver a doença. Mulheres que tiveram a primeira gravidez após os 30 anos e não tenham tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.

Detecção Precoce
Exame Clínico das Mamas (ECM)
Pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. Deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres a partir de 40 anos.

Mamografia
A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica.

É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável.

Com informações do Inca (www.inca.gov.br)


CONFORTO E SENSUALIDADE – VENDAS NO ATACADO E VAREJO ORG. ISABEL



Nenhum comentário:

Postar um comentário