Páginas

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ÁGUA: IRAUÇUBA NA RELAÇÃO DE MUNICÍPIOS QUE PODE ENTRAR EM COLAPSO NO ABASTECIMENTO

No Ceará, somente Fortaleza, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Guaramiranga e Pacatuba, escaparam ainda não decretaram situação de emergência devido à pior seca dos últimos 50 anos no Nordeste. Os outros 178 estão na dependência de ajuda estadual e federal. Ou seja, 96,7% de todo o território cearense, composto por 184 municípios, foi afetado pela falta de chuvas, com decreto de situação de emergência por seca publicado no Diário Oficial do Estado.
De acordo com Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), 25 municípios correm o risco de colapso no abastecimento de água até novembro deste ano, pela pouca capacidade de armazenamento, 20% de água, dos açudes ou dos que devem atingir o "nível morto",quando a água se torna inutilizável para seres humanos e animais. 
Na relação desses municípios estão, dentre outros, Acopiara, Canindé, Caridade, Fortim, Irauçuba, Itatira, Parambu, Palmácia, Pindoretama, Potengi, Quiterianópolis e Beberibe.
Segundo informações da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos no Ceará (Cogerh), alguns municípios estão com racionamento da água. Aratuba, Caririaçu, Moraújo, Pacoti, Guaramiranga, Mulungu, Palmácia, Potiretama e Pacujá já desenvolvem ações para economizar a utilização da água pelos moradores. 
 Atualmente, a capacidade hídrica atual é de 41% nos 144 açudes monitorados pela Cogerh, sendo que metade apresenta menos que 30% de volume. Ainda assim, de acordo com a Cogerh, o abastecimento de água está garantido até o próximo ano. 
CNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário