Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

JUÁ ESTÁ DE LUTO! MORRE MESTRE VINO O LUTHIER DE IRAUÇUBA

Faleceu nesta terça-feira 20 de Agosto no distrito de Juá aos 83 anos Silvino Veras D´àvila, mais conhecido como Mestre Vino. Um dos filhos mais ilustres desse distrito. Mestre Vino foi rabequeiro e Luthier( termo de origem francesa que designa o profissional especializado na construção de instrumentos de corda com caixa de ressonância) 

Mestre Vino foi um dos mestres deste ofício que aprendeu por pura determinação, erros e tentativas. Especializou-se em fazer  belas e magníficas rabecas, talhadas por suas mãos, além disso tocava, e  encantava  a todos que o ouviam e admiravam-se com as rabecas por ele feitas. Instrumentos  esses que fizeram à festa do sertão: forrós, reisados, dramas, dança de São Gonçalo. 

Seu trabalho ainda em vida foi reconhecido, inclusive foi mostrado em jornais, rádio e televisão. No ano de 2007 recebeu o Título de Mestre da  Cultura  da SECULT do estado, apesar da idade avançada Mestre Vino ainda mantinha seu ateliê, onde fabricou  mais de 100 rabecas a pedido de pessoas do Ceará e de outros estados brasileiros.

O prefeito  Zé Mota decretou luto oficial por três dias devido a morte deste ilustre filho de Irauçuba.

News Irauçuba


CAPACITANDO HOMENS QUE ACREDITAM EM UM FUTURO MELHOR
(CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SERGIO ABREU)


Nenhum comentário:

Postar um comentário